Contratar agência ou ter um departamento de marketing interno? Descubra o que fazer na sua empresa!

Descubra os prós e contras de cada escolha para ser mais assertivo nesse assunto tão importante para as PMEs brasileiras.

Se você está investindo em marketing na empresa, ou planejando investir, possivelmente refletiu sobre essa questão que aflige muitos gestores: contratar agência ou ter um departamento de marketing interno, qual é a melhor opção?

A verdade é que cada modalidade tem seus prós e contras, ficando a cargo do gestor entender o momento da companhia para fazer a melhor escolha. Independentemente disso, é essencial entender que, se necessário, é possível mudar a estrutura do departamento de marketing, já que nada precisa ser definitivo.

Sendo assim, separamos os prós e contras para te ajudar nessa missão desafiadora. Afinal, como sua PME deve agir ao montar um departamento de marketing? Qual é a melhor solução? Continue lendo para conhecer os argumentos e tomar a melhor decisão para sua empresa. Boa leitura!

Prós e contras de contratar agência

As agências são tradicionalmente boas parceiras de marketing para empresas menores e podem ajudar bastante na conquista de resultados expressivos para seus clientes. No entanto, é preciso conhecer os prós e contras na hora de contratá-las. Confira nossos argumentos, logo abaixo:

Pró: agências são especializadas em marketing

Contar com os serviços de especialistas é um ótimo motivo na hora de contratar uma agência. Por sinal, a diversidade de clientes desses negócios ajudam bastante na resolução de problemas e também na criação de campanhas — o que pode ser excelente para seus resultados empresariais.

Pró: agências ajudam na redução de custo

Replicar a estrutura de uma agência dentro de uma empresa pode ser realmente caro e trabalhoso. Normalmente, as agências contam com profissionais especializados em diversas áreas, como web, vídeo e design gráfico. Portanto, criar essa estrutura na sua PME pode ser bem caro e complexo.

Já a agência oferece toda sua expertise por um fee mensal, coisa que, na prática, ajuda a reduzir custos, já que o investimento é menor que manter uma equipe.

Pró: agências são boas para tirar o marketing do zero

Se você ainda não tem um profissional dedicado ao marketing, uma agência vai te ajudar bastante nesse pontapé inicial. Assim, você fica livre para pensar em outras áreas da empresa, enquanto os profissionais contratados vão rodar o seu departamento de marketing.

Contra: agências não são dedicadas integralmente

Essa é uma realidade importante — onde daremos uma solução na sequência do artigo — que você precisa considerar. Como as agências possuem vários clientes para atender, nem sempre a sua demanda será respondida em tempo real.

Contra: agências não resolverão seu marketing sozinhas

Essa questão está mais relacionada com você, gestor, do que com a agência em si. O que queremos dizer com esse tópico é que uma agência não resolverá todos os problemas de marketing da sua empresa. Você — ou algum responsável — terá que participar ativamente para que a engrenagem funcione. Portanto, cuidado com as expectativas.

Prós e contras de departamento de marketing interno

Quando falamos de departamento de marketing interno, eles também têm prós e contras importantes que devem ser considerados na hora de optar pelo modelo. Assim, separamos cada vantagem e desvantagem logo abaixo. Confira:

Pró: o departamento de marketing é dedicado em tempo integral

Se a sua empresa precisa de profissionais olhando em tempo integral para o marketing, então optar por um departamento dedicado é uma excelente escolha. É claro que isso vai depender do estágio da empresa, então tenha isso em mente se optar por esse modelo.

Pró: o departamento de marketing se especializa mais com o tempo

Conforme o tempo passa, a tendência é que o departamento de marketing tenha mais condições de atender melhor as demandas empresariais, justamente por conhecer profundamente sobre o negócio. É verdade que as agências também se especializam em uma empresa, mas isso não acontece de forma tão profunda como um departamento interno.

Contra: o departamento de marketing é mais caro

Como falamos anteriormente, contratar uma agência é muito mais barato do que apostar em um departamento com vários especialistas. Além do custo para mantê-los, você ainda vai precisar passar pela fase de seleção e recrutamento, o que pode adiar os planos de ter um setor especializado.

Contra: um profissional de marketing não atenderá as demandas

Uma situação bem comum nas PMEs é a presença de um único profissional de marketing para atender as demandas. E isso é ruim, já que esse profissional, eventualmente, não terá as competências necessárias para realizar todas as tarefas. Portanto, algumas necessidades da organização não serão plenamente atendidas.

A solução ideal para muitas empresas

Agora que trouxemos os prós e contras de cada modalidade, vamos trazer argumentos que entendemos ser o modelo ideal, pois ele aproveita o melhor de cada estrutura. Nesse caso, estamos falando de uma estrutura híbrida, que contempla a presença de um profissional, ou vários, trabalhando em conjunto com uma agência.

Vamos lá:

Várias mentes pensando chegam em resultados melhores

Apostar em um profissional interno em conjunto com a agência dá um poder imenso para o marketing da organização. Isso porque o profissional tem mais condições de direcionar o parceiro para que as campanhas sejam criadas com criatividade e, principalmente, executadas com maestria. E esse trabalho em conjunto vai gerar boas ideias para a sua organização.

O especialista agiliza os processos para a agência

Outro ponto importante em contar com o modelo híbrido é utilizar o profissional interno como uma ponte para obter os recursos e direcionar a agência para a melhor execução do trabalho. Assim, o profissional age como um gestor das campanhas, com a agência sendo responsável pela maior parte da execução do planejamento.

Use a agência para resolver questões específicas

Como falamos no item acima, o profissional de marketing interno pode atuar como um gestor, enquanto a agência resolve assuntos específicos, conforme a sua especialização. Dessa forma, a qualidade das ações serão maiores e, por consequência, os resultados também estarão mais próximos do esperado.

Um exemplo são PMEs que decidem apostar no marketing de conteúdo. Nesse modelo híbrido, o especialista interno conduziria o processo, enquanto a agência — dentro da sua especialidade — traria seu conhecimento e capacidade de execução para tirar os planos do papel com eficácia. 

Assim, as qualidades de cada modelo — departamento interno e agência — agiriam em prol da empresa, proporcionando os melhores resultados possíveis.

Acabe com o dilema de contratar agência ou montar um departamento interno

Como vimos, existem vários prós e contras para escolher na hora de investir no marketing para PMEs. No entanto, sua empresa pode trabalhar de um jeito mais inteligente e contar com ambos para aumentar a qualidade da área.

Portanto, considere essa opção ao estruturar seu departamento de marketing para conquistar resultados incríveis. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *