Confira um passo a passo completo de como fazer marketing na empresa, além de dicas para não errar nesse momento inicial.
Apostar no marketing empresarial é uma ótima estratégia para colocar a marca no mercado e proporcionar o crescimento do negócio. No entanto, para isso, é importante saber como fazer o marketing na empresa corretamente.
E essa é uma dúvida presente das PMEs que, muitas vezes, não precisaram anunciar para conquistar os primeiros clientes. Mas, agora, com a empresa em expansão, é preciso conhecer as melhores práticas para aparecer e gerar novas oportunidades de negócio.
Portanto, se você quer saber como fazer marketing na empresa, confira o guia completo que preparamos para quem está iniciando no tema. Aproveitamos também para listar dicas importantes para não errar nessa hora. Continue lendo até o fim!
Passo #1 de como fazer marketing na empresa: identifique seu público-alvo
O passo mais básico dentro de uma abordagem de marketing empresarial é a identificação do seu público-alvo. A persona, nome dado para a representação semi-fictícia do seu perfil ideal de cliente, vai ajudar a direcionar todos os esforços e proporcionar a otimização das campanhas de marketing.
Sendo assim, faça pesquisas com os atuais clientes para identificar suas características, anseios e dores. Esse conjunto de dados vai proporcionar que a busca por novos negócios seja mais fácil, já que a comunicação com os leads vai se basear nos problemas que eles querem resolver.
Então, mapeie sua persona — ou suas personas, já que você pode ter mais de uma — e trabalhe toda a argumentação do marketing em cima das descobertas feitas. Se o seu cliente ideal precisa comprar um prego, por exemplo, não tente empurrar um parafuso para ele.
Passo #2 de como fazer marketing na empresa: defina um orçamento mensal para anunciar
Com sua persona bem definida, podemos avançar no processo de saber como fazer marketing na empresa. E o próximo passo é definir um orçamento mensal para o time — ou profissional de marketing — trabalhar.
Aqui, é importante alocar uma porcentagem do faturamento para investir em marketing. E esse investimento precisa ser constante, mesmo nos tempos de crise. Assim, seja na calmaria ou no meio da tempestade, seu marketing precisa se manter ativo.
É claro que podem existir reduções no orçamento mensal, mas a ideia — primeiramente — deve ser sempre pela otimização dos recursos do que pelo corte. Portanto, calcule bem o budget mensal e o mantenha recorrente para fazer a empresa crescer.
Passo #3 de como fazer marketing na empresa: monte a equipe
Esse ponto também gera muita dúvida aos gestores, principalmente aqueles que estão entendendo como fazer marketing na empresa. E é normal, pois não tem uma resposta certa, mas sim aquela que corresponde e satisfaz a necessidade do negócio.
Uma boa prática é iniciar a área de marketing com apenas um profissional mais generalista — ele tem uma visão geral do departamento e atua em várias frentes. Com o tempo, a equipe pode receber novos especialistas para fazer os resultados decolarem.
Também é possível um modelo híbrido, onde esse profissional atua com uma agência parceira. Nesse caso, ele funciona como uma ponte para trazer as necessidades e características do negócio aos especialistas — a agência, nesse caso.
No entanto, para que você fique mais confortável com o modelo adotado, preparamos um artigo sobre o assunto: Contratar agência ou ter um departamento de marketing interno? Descubra o que fazer na sua empresa!
Passo #4 de como fazer marketing na empresa: escolha os canais para aparecer
Regra importante para todo gestor que deseja saber como fazer marketing empresarial: sua empresa não precisa estar presente em todos os canais, principalmente nos estágios iniciais do marketing para PMEs.
Assim, o que vai guiar a presença na internet é a característica da sua persona. Se for identificado que ela usa muito o Instagram, por exemplo, você pode marcar presença lá, pois as chances de negócio vão aumentar consideravelmente.
E caso os canais identificados sejam muitos, crie uma lista de prioridades — do canal mais forte para o que tem menos potencial — e direcione o foco do trabalho. Assim, você poderá concentrar os esforços e trabalhar estrategicamente no canal com mais chance de gerar negócio para sua empresa.
Então, seja nas mídias sociais, televisão, outdoor ou no Google, por exemplo, defina prioridades para poder ter foco, clareza e otimizar os esforços da empresa. E conforme o marketing amadurecer, vá testando novas possibilidades em relação aos canais.
Passo #5 de como fazer marketing na empresa: tire os planos do papel
Agora que você já tem os passos básicos de como fazer marketing na empresa, é hora de tirar os planos do papel. E isso é importante para que seu planejamento seja executado — mesmo que imperfeito —, pois assim você terá um feedback do mercado.
E esse é o passo mais importante dentro do que vimos até aqui. Ao entender, na prática, como sua estratégia funciona, você terá a chance de fazer correções rápidas e evoluir a cada dia. Essa iteração é essencial para potencializar os resultados de marketing.
Passo #6 de como fazer marketing na empresa: invista em ferramentas
Se o planejamento e execução são importantes, contar com ferramentas para tornar o marketing mais ágil e eficaz também é uma questão relevante. Com sistemas de CRM, gestão de anúncios, publicações e atendimentos nas redes sociais, entre outros, é fundamental investir em recursos que ajudem nos resultados do marketing.
Portanto, não tente ir pelo caminho mais difícil. Um software pode ajudar bastante a equipe e proporcionar que tarefas repetitivas sejam eliminadas da rotina. Assim, o time terá mais tempo para ser criativo na geração e conversão de leads.
Com essa informação conhecida, peça recomendações para outros profissionais ou faça uma extensa pesquisa no Google para conhecer as melhores ferramentas de marketing. Mas entenda que elas são um meio — e não o fim — para os bons resultados.
Passo #7 de como fazer marketing na empresa: mantenha sua equipe atualizada
O último passo do guia também é uma etapa muito importante para sua estratégia de marketing: a evolução e atualização dos conhecimentos da equipe. Com toda a estratégia bem desenhada e o mundo em constante evolução, é preciso tomar cuidado para não ficar desatualizado.
Portanto, incentive a busca de conhecimento por parte da equipe, para que eles possam se atualizar e evoluir as campanhas de formas cada vez mais eficazes. A reciclagem de conhecimento vai trazer novas visões e ideias para o trabalho do dia a dia. Pode apostar.
E se a sua empresa precisa de ajuda para planejar, implementar, executar e acompanhar estratégias de marketing que realmente funcionam, contem com o Marketing para PMEs nessa tarefa. Somos especialistas no atendimento de pequenas e médias empresas, sempre focado em otimizar seus recursos para criar campanhas de alto desempenho e baixo custo.
Traga a sua necessidade para nossa equipe de especialistas. Entre em contato agora mesmo.