marketing na crise

4 motivos para sua PME Investir em marketing na crise + dicas valiosas e práticas

Conheça 4 motivos importantes para investir em marketing na crise, reduzir os danos que ela pode causar na sua empresa e até gerar novos negócios.

Um comportamento bem comum no mundo do marketing é que os investimentos sejam cortados quando uma crise surge. No entanto, essa atitude é uma das piores decisões que um gestor pode tomar, pois acarreta uma série de consequências.

Deixar de investir em marketing — o principal combustível da geração de leads — significa reduzir as chances da sua persona conhecer o seu produto ou serviço. E é possível imaginar que diminuir as vendas é a última coisa que sua empresa vai precisar.

Portanto, criamos um conteúdo falando da importância de investir em marketing na crise. Confira dicas valiosas e práticas para aproveitar as oportunidades durante esse período tão complicado que as empresas passam.

1. Direcionar e otimizar os investimentos

Em vez de cortar seus investimentos em marketing, que tal direcioná-los para que cada campanha trabalhe de forma altamente otimizada? Esse é um pensamento que precisa acontecer sempre — e não apenas nos momentos de crise.

Mesmo nos períodos das “vacas gordas”, é preciso saber onde e como o orçamento de marketing é aplicado. Portanto, faça cada centavo valer na geração de leads qualificados e com grandes chances de resultar em um novo cliente.

Portanto, a sua lição de casa é rever regularmente todos os investimentos realizados, eliminando o que não está funcionando e potencializando o que deu resultado. Investir em marketing na crise é um exercício constante de ajustar sua estratégia de captação de leads.

Como diz Philip Kotler, o pai do marketing moderno: “Marketing é músculo, não gordura”.

2. Se apresentar como uma solução viável na crise

Todas as crises apresentam novas oportunidades de negócio. Mesmo nos períodos mais turbulentos, existem clientes ativos e com a intenção de comprar algo. Para eles, a crise é uma oportunidade de investimento com valores mais acessíveis. Então, a sua missão é atender essa demanda.

Mas, para que isso seja possível, você precisa estar consciente da importância de investir em marketing na crise. Da mesma forma, também precisa entender quais são as novas demandas do mercado para que, assim, seja possível atendê-las.

Dessa forma, a sua missão é olhar para o mercado de forma cirúrgica. Grupos de Facebook de cidades, pesquisas no Google, notícias e consultas informais com os clientes já existentes podem mostrar esse novo caminho. Nessa hora, o mais importante é não ficar parado, esperando a crise passar.

3. Explorar brechas da concorrência

Como falamos no início do conteúdo, muitas empresas deixam de investir em marketing durante a crise. E esse é justamente um dos comportamentos que você pode explorar, com o seguinte pensamento: se o seu concorrente deixa de aparecer, você pode ocupar seu espaço.

Portanto, a ideia é explorar essas brechas da concorrência para tornar sua marca cada vez mais forte. Uma vez que o espaço tenha sido ocupado, sua empresa poderá abrir uma larga vantagem para conquistar a maior parte do seu mercado de atuação.

Sendo assim, tente identificar as brechas que a concorrência deixou e aloque seus esforços de marketing para esses canais. É claro que você não vai queimar dinheiro só para aproveitar a oportunidade, mas a estratégia é uma ótima recomendação para investir em marketing na crise.

4. Manter a visibilidade alta

Seja nas crises financeiras ou sanitárias, como é o caso da pandemia de coronavírus presente em todo o planeta, é essencial manter a visibilidade da empresa sempre alta. E no último caso citado, o público espera que as marcas sejam úteis durante esses tempos difíceis.

Sendo assim, investir em marketing na crise serve para trazer mais leads qualificados e, da mesma maneira, serve para manter a visibilidade alta — o que é importante para o período pós-crise. Lembre-se que marcas com atitudes positivas serão lembradas, enquanto aquelas que escolheram ficar de fora, possivelmente, vão sofrer mais para reconquistar o público.

Então, a dica é: seja direto em seu posicionamento. Apareça, dê as caras e mostre que mesmo com a crise sua empresa está ativa. Mas não busque conquistar a visibilidade a todo custo. Planeje as ações para fazer da crise uma ótima oportunidade para o crescimento.

Investir em marketing na crise é preciso

Sabemos que a crise tem um efeito imenso sobre o futuro das empresas. Mas sabemos também que deixar de investir em marketing na crise é a pior escolha para a continuidade do negócio — seja ele pequeno, médio ou grande.

Desse modo, nossa recomendação é que você seja criativo — mesmo com as dificuldades — para encontrar oportunidades de colocar sua empresa em evidência. Com planejamento, inteligência e conhecimento do mercado é possível transformar a crise em um momento único de crescimento empresarial.

Portanto, seja firme nesse momento, recalcule as estratégias e faça do marketing o seu maior aliado nos tempos difíceis que vivemos.

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