Descubra como o app de mensagens instantâneas pode ajudar no marketing da sua empresa a partir de 8 dicas simples e fáceis de serem feitas diariamente.
O marketing no WhatsApp Business é um recurso muito poderoso para empresas que desejam ter um diferencial no relacionamento com seu público. Com dicas práticas e simples, é possível encantar os leads e aumentar a taxa de conversão em vendas.
Mas, para isso, será preciso se organizar para proporcionar um atendimento realmente diferenciado. Nesse ponto, infelizmente, muitos negócios ainda erram e prejudicam seu relacionamento com a clientela.
Sendo assim, separamos 8 dicas para você fazer um marketing no WhatsApp Business com muita eficiência. Continue lendo até o final e coloque as sugestões em prática.
WhatsApp Business? O que é e pra que ele serve?
Antes de explicar sobre o marketing no WhatsApp Business, é importante entender o que é esse aplicativo, feito para dar mais profissionalismo às empresas na hora de responder clientes e atender de forma geral.
O WhatsApp Business é um aplicativo praticamente idêntico ao “irmão” mais velho, que é imensamente popular no Brasil. No entanto, essa versão foi pensada para profissionais, sejam autônomos ou empresas grandes, proporcionarem um atendimento mais rápido aos clientes.
E os recursos do app vão além da comunicação: com o WhatsApp Business é possível criar catálogo de produtos, definir respostas automáticas e analisar dados de uso, além de criar marcadores nos usuários para facilitar atendimentos futuros.
Assim, esses recursos podem servir para deixar o marketing da sua empresa mais profissional e, pensando nisso, separamos 9 dicas para te ajudar nessa tarefa. Confira cada uma delas abaixo:
1. Deixe a conta atualizada
Pensando no marketing para WhatsApp Business, deixar as informações da empresa atualizadas é uma ótima maneira de conquistar e fidelizar clientes. Não existe nada pior do que encontrar um telefone ou endereço errado, principalmente quando você deseja comprar algo.
Então, faça o dever de casa e atualize sua conta empresarial sempre que houver uma mudança. Essa atitude já permitirá que muitos clientes fiquem satisfeitos em interagir com a sua organização.
2. Crie um catálogo de produtos
Outra ação de marketing no WhatsApp Business é criar um catálogo de produtos para que os próprios usuários vejam o que você oferece e, assim, possam fazer uma escolha mais independente do que desejam comprar.
Até serviços podem ser listados nessa vitrine, desde que isso ajude o usuário a se decidir e não gere mais confusão durante a procura. Então, preencha essa importante área no aplicativo para engajar seus leads.
O catálogo de produtos vai servir como um e-commerce ou loja física: o usuário entra em contato pelo WhatsApp e consegue navegar pelos itens para interagir com o atendente já sabendo o próximo passo. E muitas vezes ele pode sair sem avançar na conversa, o que também acontece bastante no mundo real.
3. Responda rapidamente cada pergunta que chegar
Atualmente, tudo pode ser um recurso de marketing, desde que seja bem pensado e, principalmente, executado. E no caso do atendimento, a velocidade de resposta para uma pergunta é um grande diferencial nos dias atuais.
Então, aposte em um marketing no WhatApp Business alinhado com o consumidor que, cada vez mais, está exigindo atenção de forma imediata. Prepare sua equipe para atender rapidamente e com qualidade, claro.
4. Divulgue os horários de atendimento
Os horários de atendimento também são essenciais para deixar a comunicação mais transparente e, da mesma forma, criar conexão com os leads. Quando uma mensagem automática responde o lead que existe um horário específico para atendimento, esse indivíduo fica satisfeito e volta no outro dia.
Portanto, seja bem claro quando o atendimento não estiver funcionando e, no próximo momento disponível, responda esse contato rapidamente. Essa eficiência é a chave para melhorar o relacionamento e aumentar as chances de venda.
Lembre-se que mesmo essas questões podem ajudar no marketing de uma empresa. Então, trate cada detalhe como um elemento de divulgação e fortalecimento de marca da sua companhia. São esses detalhes que fazem a diferença contra a concorrência.
5. Envie ofertas ocasionalmente
Você pode e deve disparar ofertas para seus contatos, mas isso deve ser feito com inteligência e cuidado. Enviar ofertas todos os dias pode gerar um efeito negativo nos contatos e fazê-los bloquear seu número de telefone.
Então, antes de apostar nessa estratégia de marketing no WhatsApp Business, peça a permissão dos contatos e só envie ofertas, ocasionalmente, para aquelas pessoas que autorizaram.
Ainda nesse tema, aposte em imagens bonitas e bem editadas. Se possível, coloque o logotipo da sua empresa na arte, assim você reforçará a sua marca na mente dos leads para criar relacionamentos duradouros.
6. Use as etiquetas para gerenciar leads
Outro recurso muito interessante do aplicativo é a gestão de leads por meio de etiquetas. Com elas, você pode marcar se um usuário já comprou, se está entre os melhores clientes ou qualquer outra informação que faça sentido para sua empresa.
Dessa maneira, ficará mais fácil fazer um marketing no WhatsApp Business com mais eficiência, já que você poderá direcionar a comunicação para um grupo específico de usuários — apenas os clientes recorrentes, por exemplo.
Portanto, aposte no atendimento personalizado e diferenciado, que são premissas importantes para o marketing moderno.
7. Não esqueça de fazer o pós-venda
A lista de benefícios do WhatsApp Business não para, onde listamos outro benefício do aplicativo durante a fase de pós-venda. Nesse sentido, é importante aproveitar a facilidade que o app proporciona para consultar a satisfação do cliente após a compra.
Essa é uma atividade importante e que você deve implementar o mais rápido possível, já que o bom atendimento pode gerar mais vendas com o mesmo cliente ou, principalmente, indicações de outros leads.
Novamente, conforme falamos anteriormente, o relacionamento é essencial para os dias atuais, visto que muitas pessoas se conectam com as marcas. Aproveite o pós-venda para criar essa conexão.
8. Acompanhe as estatísticas
Por último, é sempre importante acompanhar as estatísticas para refinar seu marketing no WhatsApp Business. A partir dos dados, você pode alinhar as estratégias, corrigir o que não funcionou muito bem e aproveitar o que deu certo.
Por sinal, os números podem contar boas histórias e te ajudar no planejamento do atendimento dos leads. Se a sua estratégia de WhatsApp gera muitas vendas, então por que você não dedica mais esforços para ela?
É exatamente esse o ponto em estar próximo dos dados: coletar insights que aumentem a taxa de conversão da empresa e façam o faturamento decolar. Portanto, consulte os números com calma para tomar decisões de negócios eficientes.
Marketing no WhatsApp: aproveite esse recurso na sua empresa
Como dissemos anteriormente, tudo pode virar um recurso de marketing, desde que essa condição seja planejada previamente. Mesmo que o time de marketing não seja responsável pelas ações de atendimento, eles precisam dar suporte para os colaboradores que estão em contato direto com os leads.
Assim, vão conseguir direcionar os profissionais para transformarem cada conversa em uma possibilidade real de venda. E pode ter certeza que um atendimento bem conduzido aumenta bastante as chances de um lead dar o próximo passo para comprar — mesmo que isso não aconteça imediatamente.
Portanto, aproveite o WhatsApp Business para elevar o nível do atendimento da sua empresa, proporcionando que a agilidade para responder os leads, além de outras dicas que mencionamos aqui, sejam um diferencial de marketing do seu negócio.